quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Literatura : Erotismo, com o poema de Lívio Oliveira. "Mapa"



MAPA
Lívio Oliveira


Única missão
a que me dedico:
teu corpo leve
se encontra derramado
sobre as estradas
traçadas
de minha imaginação
fértil, incauta.

O arcabouço
da luta
cega
se delineia
enquanto busco
teu pescoço
escondido
por entre os cabelos
negros,
tão negros,
tão lisos.

Teu pálido
pescoço
que beijo
mais uma vez
e mais
e sempre
para saciar-me
da dor
e do gozo
de te investigar
tem o mapa
tatuado
do meu sonho.

Os poemas, como o próprio autor se posiciona, traz um tratamento delicado com o cuidado de não ultrapassar a fronteira entre o erótico e o pornográfico. Inspirado em Carlos Drummond de Andrade, Lívio trouxe seu olhar para brincar com as palavras. “Admiro Nei Leandro de Castro também. E tem me agradado esse caminho que encontrei para cuidar desse tema, optando as linhas suaves, as pistas, no lugar das palavras descobertas”, contou.

Por Anna Luiza


Arte: Monalisa

Mona Lisa
Leonardo Da Vinci,1503-1507

Óleo sobre madeira de álamo

77 × 53 cm

Museu do Louvre

Mona Lisa é a mais notável e conhecida obra do pintor italiano Leonardo da Vinci. É nesta obra que o artista melhor concebeu a técnica do sfumato.

O quadro apresenta uma mulher com uma expressão introspectiva e um pouco tímida. O seu sorriso restrito é muito sedutor, mesmo que um pouco conservador. Seu corpo representa o padrão de beleza da mulher na época de Leonardo.

Este quadro é provavelmente o retrato mais famoso na história da arte, senão, o quadro mais famoso e valioso de todo o mundo. Poucos outros trabalhos de arte são tão controversos, questionados, valiosos, elogiados, comemorados ou reproduzidos.

Por Alexandre Maia

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Atualidades : Recorde Absurdo

A Polícia Rodoviária Federal registrou 13% de aumento no numero de mortos no carnaval 2010 em relação carnaval do ano anterior, teve um total de 143 mortos em 3.233 acidentes.
Minas Gerais lidera o ranking de acidentes, óbitos e feridos.
A cada ano que se passa podemos perceber que as coisas só vão piorando, a cada ano conseguimos bater o numero de acidentes, embriagueis, etc. E com isso podemos perceber que os brasileiros não estão se importando com nada, e se tornando cada vez mais insensatos e irresponsáveis. Um feriado de festa que acaba se tornando em tragédia e vergonha .

Por Arthur Magalhães

Literatura : A menina que roubava livros



A obra feita por Markus Zusak em 2006, aborda a emocionante história de Liesel Meminger, uma ladra de livros de apenas 10 anos, que tem constantes encontros com a morte, eu-lírico da historia. Liesel mora na Alemanha nazista com seus pais adotivos Rosa e Hans Hubermann e viu seu irmão mais novo morrer a caminho de sua nova casa.

Foi neste contexto em que a garota roubou seu primeiro livro, o qual na devida circunstância, nem conseguia ler. Entre um roubo e outro, ela convive com a guerra dia após dia. Passou-se algum tempo até que ocorre-se o segundo furto, na casa de Ilsa Herman, primeira dama da cidade.

Certo dia, bate em sua porta uma dívida antiga de seu pai: Max Vandenburg, um judeu que seria mais tarde, um grande amigo. Max vivia escondido no porão da casa de Liesel, porém, temendo colocar a família em risco decidi ir embora, acabando em um campo de concentração.

Certo tempo depois, a morte faz mais uma visita a Liesel, e dessa vez leva consigo todos à sua volta.

A história termina com a volta de Max do campo de concentração e seu reencontro com a protagonista.

Por Danielle Freitas

Artes : Doubled Back


Esse quadro se chama Doubled Back de Bev Doolittle. Admiro muito as obras dessa artista, como “Sentinel, The”, “Season of the Eagle”, “Prayer for the Wild Things” entre outros, são obras muito bonitas.

Bev Doolittle é um dos melhores artistas da América. Sua arte de camuflagem é amada por colecionadores de arte do mundo. Repleto de detalhes visuais intrincadas, assombrado por presenças visíveis e invisíveis, suas pinturas cativam o espectador em muitos aspectos.


Por Thales Perdigão.