sexta-feira, 19 de março de 2010

Literatura: Auto da Compadecida


Auto da Compadecida é uma peça de teatro, em forma de auto, em três atos escrita e em 1955 por Ariano Suassuna. Sua primeira encenação foi em 1956, em Recife, Pernambuco.
É uma comédia do Nordeste do Brasil. Insere elementos da tradição da literatura de cordel, apresenta traços do barroco católico brasileiro, mistura cultura popular e tradição religiosa.
Esta peça projetou Suassuna em todo o país e foi considerada, em 1962, por Sábato Magaldi "o texto mais popular do moderno teatro brasileiro".
Famosa por fazer vários companhias de teatros do pais a representar todos os anos. Podemos citar vários companhias umas delas: Teatro Dependere.
Na adaptação feita para o cinema, "O Auto da Compadecida" (em que há um acréscimo do artigo "o" antes do nome original), aparecem alguns personagens como o Cabo Setenta, Rosinha e Vicentão. Na verdade e eles não fazem parte da peça original, e sim de A Inconveniência de Ter Coragem, também de Ariano Suassuna.Foi apresentada na Rede Globo de televisão como minissérie, em 1998, foi feito o filme com 100 minutos reduzidos, em 2000.
Adorei o livro! Li o livro para um trabalho de Portugues/Redação gostei muito. Já havia visto o filme, que por sinal também é super divertido, mas recomendo o livro para todos. Recomendo poruqe primeiramente é uma arte, uma cultura da nossa nação, segundo pois é comédia e rir, ser feliz e muito bom, e terceiro tem a ver com a leitura... é um livro muito fácil e gostoso de se ler, coisa que é muito bom para as pessoas que não possuem o abto de ler, recomendo mesmo, muito bom! Vale lembrar também o Auto presente na obra, onde podemos ter reflexões sobre nos mesmos para com Deus e o mundo.

Por Thales Perdigão.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Artes: Leonardo Da Vinci



LEONARDO DA VINCI – Nasceu em Anchiano, um vilarejo perto da cidadezinha de Vinci, em 15 de abril de 1452. Era filho de um tabelião e de uma camponesa, chamada Catarina. Revelou seu fascínio pelas formas moveis, retorcidas e vivas quando era criança e lhe pediram que desenhasse um escudo.

Leonardo foi morar com o pai em Florença e, em 1472, foi aceito como membro da guilda de São Lucas – a guilda dos pintores.

A primeira encomenda documentada em Milão é de 1483. Sua ida para lá foi, provavelmente, devido aos altos impostos que faziam com que os mecenas não pagassem suas encomendas.

Em 1503, entrou nos seus 3 anos de maios produção como pintor. Seu quadro mais famoso, Mona Lisa, pode ter sido pintado nessa época

Em 2 de maio de 1519, Leonardo morreu em Cloux. Deixou os desenhos e manuscritos para o amigo fiel Francesco melzi, enquanto viveu, Melzi guardou as obras com todo carinho, mas cometeu a insensatez de não incluir no seu testamento nenhuma clausula que garantisse a continuidade deste cuidado. O filho, Orazio, que não tinha o mínimo interesse por artes ou ciências, deixou que esta inestimável coleção se deteriorasse, se perdesse, fosse roubada ou vandalizada de uma maneira que só se pode descrever como criminosa.

Por Danielle Freitas

quinta-feira, 11 de março de 2010

Atualidades : “Guerra ao Terror” surpreende e domina Oscar 2010.



SÃO PAULO - E deu zebra na 82ª edição do Oscars da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, realizado no domingo (7), em Los Angeles, Califórnia. Com vitória de lavada de “Guerra ao Terror”, da cineasta Kathryn Bigelow, a edição 2010 ficou dividida entre surpresas e prêmios já esperados.

Além de melhor filme, “Guerra ao Terror” trouxe o Oscar para sua realizadora, que entrou para a história da premiação como a primeira mulher vencedora desta categoria, ótimo pretexto de comemoração para o Dia das Mulheres.

“Avatar”, do cineasta James Cameron, o mesmo de “Titanic”, teve que se contentar com apenas três estatuetas (direção de arte, fotografia e melhor efeitos visuais) das nove que estava concorrendo.

Os prêmios de atuação não surpreenderam tanto. Jeff Bridges, como esperado, levou melhor ator por “Coração Louco”, assim como o vilão Christofer Waltz de “Bastardos Inglórios”.

Em uma das principais disputas da noite, Sandra Bullock e Meryl Streep se "enfrentaram" e dividiram opiniões até o último segundo, quando Bullock foi premiada por seu trabalho em “Um Sonho Possível”. Na categoria atriz coadjuvante Mo'Nique, favorita, venceu com seu primeiro papel para o cinema.

Contrariando as expectativas, o alemão “A Fita Branca”, já tido como vencedor, desapontou, e deixou a estatueta para o argentino “O Segredo do Seus Olhos”. O prêmio de animação, porém, não surpreendeu. O inteligente “Up! – Altas Aventuras” levou, como todos nós já sabíamos. Confira outros detalhes da grande festa do cinema.

Por Alexandre Maia

Literatura : Ladrão de Raios



Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.

O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.

O livro possui uma história muito interessante, pois consegue realizar em sua ficção o mundo moderno (os dias de hoje) junto com a Mitologia Grega, que quase todo muno já ouviu falar. Então no livro apesar de contar sobre uma saga que um garoto enfrenta com seus amigos, conta sobre toda a mitologia que sempre nos enche de curiosidades e uma diferente cultura, apesar de não ser uma história real para muitos é uma grande aventura repleta de obstáculos,desafios,adrenalina e muito mais. E para um procedimento mais prático, Percy Jackson e o Ladrão de Raios já está disponível nos cinemas de todo o Mundo. Valer a muito a pena Ler e/ou Assistir.

Por Yuri Capistrano

sexta-feira, 5 de março de 2010

Artes : Abaporu



Abaporu - Este é o quadro mais importante já produzido no Brasil. Tarsila pintou um quadro para dar de presente para o escritor Oswald de Andrade, seu marido na época. Quando viu a tela, assustou-se e chamou seu amigo, o também escritor Raul Bopp. Ficaram olhando aquela figura estranha e acharam que ela representava algo de excepcional. Tarsila lembrou-se então de seu dicionário tupi-guarani e batizaram o quadro como Abaporu (o homem que come). Foi aí que Oswald escreveu o Manifesto Antropófago e criaram o Movimento Antropofágico, com a intenção de "deglutir" a cultura européia e transformá-la em algo bem brasileiro. Este Movimento, apesar de radical, foi muito importante para a arte brasileira e significou uma síntese do Movimento Modernista brasileiro, que queria modernizar a nossa cultura, mas de um modo bem brasileiro. O "Abaporu" foi a tela mais cara vendida até hoje no Brasil, alcançando o valor de US$1.500.000. Foi comprada pelo colecionador argentino Eduardo Constantini.ia.

Por Carolina Maria

Literatura : A cabana

A Cabana é um livro escrito pelo canadense William P. Young, lançado originalmente em 2007 e desde então já vendeu duas milhões de cópias. A Cabana foi publicado em português pela primeira vez em 2008.
O livro aborda como principio a existencia do mal atravez de Mack Allen Phillips, um homem que vive a triste perda da filha de seis anos
por um rapto inesperado em um acampamento de fim de semana. Rastros de que a filha que nunca fora encontrada tinha sido assassinda começa a aparecer em uma cabana no alto da montanha.
Essa busca de Mack na cabana perdida pela resposta do que acontecera com sua filha, leva a um encontro com Deus, no qual ele quer entender “ se Deus é tão poderoso, porque Ele não ameniza os sofrimentos?”.
Esse livro tem uma historia fantastica ao meu ponto de vista, a historia que tem uma base ficticia faz uma relação com um encontro espiritual, em um momento de sofrimento. Uma publicação de certa forma inesperada, sendo que o objetivo inicial da criação dessa historia seria um consolo proprio, fez com que a ficção se tornasse um sucesso.
Vale lembrar também que apesar de ser um livro de ficção com uma história intrigante, o conceito de santíssima trindade deste livro mais volta-se para o modalismo do que aquele da trindade propriamente dito. Isso porque no livro encontram-se frases do tipo "E Deus falou assim: eu sou verdadeiramente humano na figura de Jesus."
ou ainda "existe um círculo de relações entre nós [Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo] ao invés de uma cadeia de comando" consistentes com modalismo na qual Deus faz o papel intercaladamente e não concomitantemente de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo e não existe hierarquia.

Por Arthur Magalhães

segunda-feira, 1 de março de 2010

Atualidades: Avião com equipe humanitária cai no Chile e mata seis


Um avião de pequeno porte que levava uma equipe de cinco agentes humanitários para ajudar vítimas do terremoto no Chile caiu nesta segunda-feira em Tomé, no leste do país, matando os cinco passageiros e o piloto.
De acordo com o jornal chileno El Mercurio, os agentes eram funcionários da Universidade San Sebastián.
Segundo a Direção Geral de Aviação Civil (DGAC), a aeronave do modelo Piper PA 31, saiu do aeroporto de Tobalaba, em Santiago, com direção à cidade de Concepción - uma das mais atingidas pelos tremores - por volta das 12h30. O avião perdeu o contato com a torre de controle por volta das 15h10.
Oficiais da DGAC estão no local do acidente. Ainda não se sabe o que teria provocado a queda da aeronave.
De acordo com o governo chileno, o terremoto que atingiu o país no último sábado matou pelo menos 723 pessoas. Cerca de 1,5 milhão de casas foram danificadas e 2 milhões de pessoas foram afetadas pelo tremor.

Infelizmente não é a semana do Chile. Após um terremoto que causou inúmeros estragos até as equipes de ajuda, não pelo mesmo motivo do terremoto, sofreram com isso.Isso tudo sem contar que há alguns dias atrás houve o desastre no Haiti. Isso leva até a pensar “estamos no fim do mundo”, mas imagino que algo desse tipo acontece dês do inicio da formação de continentes, não com freqüência, é claro.Nos, do século XXI, estamos presenciando tais acontecimentos.

By: Thales Perdigão.