
É uma comédia do Nordeste do Brasil. Insere elementos da tradição da literatura de cordel, apresenta traços do barroco católico brasileiro, mistura cultura popular e tradição religiosa.
Esta peça projetou Suassuna em todo o país e foi considerada, em 1962, por Sábato Magaldi "o texto mais popular do moderno teatro brasileiro".
Famosa por fazer vários companhias de teatros do pais a representar todos os anos. Podemos citar vários companhias umas delas: Teatro Dependere.
Na adaptação feita para o cinema, "O Auto da Compadecida" (em que há um acréscimo do artigo "o" antes do nome original), aparecem alguns personagens como o Cabo Setenta, Rosinha e Vicentão. Na verdade e eles não fazem parte da peça original, e sim de A Inconveniência de Ter Coragem, também de Ariano Suassuna.Foi apresentada na Rede Globo de televisão como minissérie, em 1998, foi feito o filme com 100 minutos reduzidos, em 2000.
Adorei o livro! Li o livro para um trabalho de Portugues/Redação gostei muito. Já havia visto o filme, que por sinal também é super divertido, mas recomendo o livro para todos. Recomendo poruqe primeiramente é uma arte, uma cultura da nossa nação, segundo pois é comédia e rir, ser feliz e muito bom, e terceiro tem a ver com a leitura... é um livro muito fácil e gostoso de se ler, coisa que é muito bom para as pessoas que não possuem o abto de ler, recomendo mesmo, muito bom! Vale lembrar também o Auto presente na obra, onde podemos ter reflexões sobre nos mesmos para com Deus e o mundo.




