segunda-feira, 15 de março de 2010

Artes: Leonardo Da Vinci



LEONARDO DA VINCI – Nasceu em Anchiano, um vilarejo perto da cidadezinha de Vinci, em 15 de abril de 1452. Era filho de um tabelião e de uma camponesa, chamada Catarina. Revelou seu fascínio pelas formas moveis, retorcidas e vivas quando era criança e lhe pediram que desenhasse um escudo.

Leonardo foi morar com o pai em Florença e, em 1472, foi aceito como membro da guilda de São Lucas – a guilda dos pintores.

A primeira encomenda documentada em Milão é de 1483. Sua ida para lá foi, provavelmente, devido aos altos impostos que faziam com que os mecenas não pagassem suas encomendas.

Em 1503, entrou nos seus 3 anos de maios produção como pintor. Seu quadro mais famoso, Mona Lisa, pode ter sido pintado nessa época

Em 2 de maio de 1519, Leonardo morreu em Cloux. Deixou os desenhos e manuscritos para o amigo fiel Francesco melzi, enquanto viveu, Melzi guardou as obras com todo carinho, mas cometeu a insensatez de não incluir no seu testamento nenhuma clausula que garantisse a continuidade deste cuidado. O filho, Orazio, que não tinha o mínimo interesse por artes ou ciências, deixou que esta inestimável coleção se deteriorasse, se perdesse, fosse roubada ou vandalizada de uma maneira que só se pode descrever como criminosa.

Por Danielle Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário