Maurits Comelis Escher nasceu em Leeuwarden em 17 de Junho de 1898 e morreu em Hilversun em 27 de Março de 1972. Foi um artista gráfico holandês conhecido pelas suas xilogravuras, litografias e meios-tons ( mezzotints ), que tendem a representar construções impossíveis, preenchimento regular do plano, explorações do infinito e as metamorfoses – padrões geométricos entrecruzados que se transformam gradualmente para formas completamente diferentes.
A Xilogravura é a técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução de imagens e textos sobre papel ou outro suporte adequado.
A Litografia é um tipo de gravura. Essa técnica de gravura envolve a criação de marcas sobre uma matriz com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o principio da repulsão entre água e óleo.
Uma folha de papel está presa com quatro tachas a uma prancheta. A mão direita está ocupada a desenhar a manga de uma camisa. Ela não tem ainda aqui o trabalho acabado, mas um pouco mais à direita, uma mão esquerda que sai de dentro da manga, está desenhada tão pormenorizadamente, que se levanta da superfície e, por sua vez, como se fosse uma parte viva do corpo, desenha a manga donde sai a mão direita.
Por Thales Perdigão
leagal mais eu queria saber mesmo é sobre a pintura
ResponderExcluir