quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Atualidades: ENEM 2010
Segundo a decisão, a disponibilização do requerimento aos prejudicados pelos erros no caderno amarelo e a intenção de realizar novas provas não resolvem o problema; e novas provas poriam em desigualdade os candidatos remanescentes.
Segundo o procurador da República Oscar Costa Filho, a decisão "vem trazer segurança e estabilidade a todos que enfrentam essa comoção nacional". A decisão tem efeito em todo o Brasil e o MEC (Ministério da Educação) pode recorrer da decisão.
MEC: "TRI assegura igualdade"
Em resposta à decisão da Justiça Federal de determinar o cancelamento do Enem 2010, o MEC informa que a "igualdade de condições dos concorrentes está assegurada pela utilização da TRI-Teoria de Resposta ao Item". A juíza Carla de Almeida Miranda Maia, da 7ª Vara Federal do Ceará, publicou a determinação nesta segunda-feira (8).
O ministério espera que a juíza reconsidere a decisão do cancelamento. Caso isso não ocorra, irá recorrer do cancelamento. O MEC argumenta que a TRI "permite a comparabilidade no tempo" e cita como exemplo provas aplicadas em momentos distintos em 2009: uma ocorreu em virtude das inundações ocorridas no Espírito Santo; outra, foi aplicada em presídios.
"Com a TRI, o conjunto de modelos matemáticos usados no Enem permite que os exames tenham o mesmo grau de dificuldade. (...)
A aplicação da teoria da resposta ao item é frequente nas avaliações em testes de múltipla escolha aplicados em diversos países. No Brasil, a TRI é usada desde 1995 nas provas do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), que mede o desempenho de estudantes do ensino fundamental e médio. Em 2009, foi usada pelo Enem com o objetivo de garantir a comparação das notas do exame daquele ano com os seguintes", diz a nota do MEC.
Daniele Freitas
Atualidades: Caso goleiro Bruno
O goleiro Bruno é o primeiro a ser interrogado nesta quinta-feira (11). Na primeira fala dirigida à magistrada, ele disse que não respondeu às perguntas da polícia na fase de inquérito, porque “a polícia queria apenas que ele confirmasse a versão do menor”. O jogador afirmou que vai responder ao que for perguntado pela juíza.
A audiência é realizado no Fórum Doutor Pedro Aleixo, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Antes de começar a interrogar o réu, a juíza atendeu a um pedido da defesa e concedeu 30 minutos para que o advogado Ércio Quaresma se reunisse com o Bruno.
De acordo com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), nesse tempo, Quaresma teria mostrado um vídeo ao jogador. O conteúdo do material não foi informado. Também atendendo a uma solicitação de Quaresma, a juíza não autorizou que o réu fosse fotografado dentro da sala de audiência.
Depois do interrogatório de Bruno, o previsto é que Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, seja interrogado. Os dois estiveram juntos na sala logo na abertura da sessão, quando a juíza leu a denúncia oferecida pelo Ministério Público.
Daniele Freitas
Arte: A arte da Coréia do Norte

A produção artística da Coreia do Norte não é um dos pontos mais fortes na divulgação do país. Mas essa faceta foi descortinada desde o dia 19 de maio pelo Museu de Artes Aplicadas de Viena (MAK), na Áustria. O espaço inaugurou uma exposição da arte contemporânea norte-coreana.
Intitulada "Flores para Kim Il Sung", a mostra reuniu 100 pinturas e posteres publicitários. Sua temática se reduziu à imagem de coreanos felizes e trabalhadores em cenários campestres, além de retratos de Kim Il Sung, o fundador do país, e seu filho Kim Jong Il.
O acervo é resultado de uma negociação entre o MAK e a Coreia do Norte, e pôde ser visitado até 5 de Setembro.
Arte: Roberto Magalhães

No dia 21 de junho, segunda-feira, a partir das 19h30, James Lisboa realizou a abertura da mostra “Roberto Magalhães”. A individual trouxe a público cerca de 40 obras desse renomado artista contemporâneo. A individual “Roberto Magalhães” ficou em cartaz de 21 de Junho a 21 de Julho.
Exposição: Roberto Magalhães - Individual organizada por
James Lisboa e TNT Escritório de Arte
Período expositivo: 21 de Junho a 21 de Julho de 2010
Local: James Lisboa Leiloeiro Oficial
Endereço: Rua Dr. Melo Alves, 397, Cerqueira César, CEP 01417-010, São Paulo, SP
Horários: de segunda a sexta, das 10 às 19 horas e sábado, das 10 às 14 horas.
domingo, 21 de novembro de 2010
Literatura: Rick Riordan

Literatura: Convite Para Um Homícidio
Esta semana li um livro muito interessante chamado " Convite para um homicídio " da autora Aghata Christie.Tudo começa numa pequena comunidade, onde um assassinato é anunciado no jornal local ... Onde todos pensavam que era uma brincadeira, mas um assassinato acontece de verdade no local marcado, que era uma casa que estava cheia de suspeitos ... Quem poderia ser o verdadeiro culpado ... Nenhum detetive foi capaz de descobrir mas uma velhinha tão esperta quanto Poirot porém mais modesta que ele entra na ação ... Nesta trama Miss Marple vai ter que desenterrar o passado dos suspeitos para descobrir o verdadeiro assacino, ela fica numa corrida contra o tempo para que não aconteça mais assassinatos.
Gostei muito do livro e concerteza o indico !
Daniele Freitas
terça-feira, 16 de novembro de 2010
Literatura: Poemas de Luíz de Camões

Arte: A Vinha Encarnada
Vincent Van Gogh, 1888Atualidades: Tiririca será diplomado

O presidente do TRE-SP, afirmou nesta quinta feira, 11, que o deputado federal eleito, Francisco Everaldo Oliveira Silva, o palhaço Tiririca (PR) - o mais votado por São Paulo, com um total 1.353 milhões de votos será diplomado independente da decisão do processo para comprovar se ele é ou não alfabetizado. Afirmou ainda que o palhaço conseguiu ler e escrever o que foi pedido no teste. Indagado se o deputado sabe realmente ler e escrever o desembargador disse que seria leviano de sua parte se antecipar sobre o assunto. " É o juiz que vai responder sobre isso " disse ele.
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
Tatuagens Fluorescentes
Ministério Público Federal inicia investigação de crime no PanAmericano
O Ministério Público Federal informou nesta sexta-feira que instaurou ontem inquérito criminal para apurar eventuais crimes relacionados aos recentes fatos noticiados a respeito do banco PanAmericano, e para acompanhar a fiscalização do Banco Central sobre a instituição financeira.
Segundo o MPF, os procuradores da República Rodrigo Fraga Leandro de Figueiredo e Anamara Osório Silva são os responsáveis pela condução do procedimento investigatório criminal.
Na quarta-feira (10), o BC havia comunicado ao Ministério Público Federal que havia indícios de crime no caso da instituição.
O diretor de Fiscalização da autoridade monetária, Alvir Hoffman, havia afirmado que "tudo indica que a investigação vai redundar em algo para o Ministério Público", em referência à Lei do Colarinho Branco. Até então, as investigações estavam na esfera administrativa.
FRAUDE CONTÁBIL
O Grupo Silvio Santos, o acionista principal do PanAmericano, anunciou que deve colocar R$ 2,5 bilhões no banco para cobrir um prejuízo causado por uma fraude contábil. Em seu comunicado oficial, a diretoria do banco menciona "inconsistências contábeis".
O BC descobriu que o PanAmericano vendeu carteiras de crédito para outras instituições financeiras, mas continuou contabilizando esses recursos como parte do seu patrimônio. O problema foi detectado há poucos meses e houve uma negociação para evitar a quebra da instituição, já que o rombo era bilionário.
A quebra só foi evitada após o Grupo Silvio Santos assumir integralmente a responsabilidade pelo problema e oferecer os seus bens para conseguir um empréstimo nesse valor junto ao Fundo Garantidor de Créditos. Como o fundo é uma entidade privada, não houve utilização de recursos públicos. Além disso, a Caixa Econômica Federal, que também faz parte do bloco de controle, não terá de arcar com a perda.
Segundo o MPF, os procuradores da República Rodrigo Fraga Leandro de Figueiredo e Anamara Osório Silva são os responsáveis pela condução do procedimento investigatório criminal.
Na quarta-feira (10), o BC havia comunicado ao Ministério Público Federal que havia indícios de crime no caso da instituição.
O diretor de Fiscalização da autoridade monetária, Alvir Hoffman, havia afirmado que "tudo indica que a investigação vai redundar em algo para o Ministério Público", em referência à Lei do Colarinho Branco. Até então, as investigações estavam na esfera administrativa.
Por Carolina
A poesia Barroca de Gregório de Matos
Pequei,
Da
Se
A abrandar-vos
Se uma
Cobrai-me; e

Artista faz sucesso com quadros feitos de notas de dóllar
TRF derruba liminar que suspendeu o Enem 201
O Ministério da Educação decidiu atacar em duas frentes. A liminar que suspendeu o Enem foi concedida pela juíza federal Karla Maia, da 7ª Vara Federal no Ceará. Ontem, foram apresentados recursos à própria juíza e também ao Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região.
Na decisão, o presidente do TRF5 ressaltou que "a suspensão de um certame envolvendo mais de 3 milhões de estudantes traria transtornos de monta aos organizadores e candidatos de todo o Brasil e que a alteração do cronograma do Enem repercutiria na realização dos vestibulares promovidos pelas instituições de ensino superior, porquanto diversas dessas entidades utilizarão as notas do ENEM, fatos que possibilitariam a ocorrência de grave lesão à ordem administrativa."
O desembargados destacou, ainda, a possibilidade de um elevadíssimo prejuízo ao erário, da ordem de R$ 180 milhões, decorrente da contratação da logística necessária à realização de um novo exame.
O Ministério da Educação (MEC) pretende realizar a nova prova do Enem nos dias 4 e 5 de dezembro, para os alunos que receberam a prova com erro de impressão e não conseguiram trocá-la de imediato. Em Pernambuco, a data coincide com a segunda fase do Vestibular da Universidade de Pernambuco (UFPE).
Por Carolina
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Atualidades: Pará expõe 90 novas espécies de animais descobertos na Amazônia desde 2001

Entre as espécies apresentadas estão o Mico Rondoni e a aranha caranguejeira Megaphobema teceae.
Exposição ocorre em feira de ciência até sexta-feira (20), em Belém.
Espécie de macaco era desconhecida por viver em área de difícil acesso.
Fotos e vídeos de cerca de 90 espécies de animais descobertos ou identificados na Amazônia desde 2001 são apresentados pela primeira vez ao grande público. As descobertas, que já haviam sido divulgadas em publicações científicas, por exemplo, estão expostas no estande do Museu Paraense Emílio Goeldi - uma das principais referências em pesquisa sobre a Amazônia - na 3ª Feira Estadual de Ciência e Tecnologia do Pará, que ocorre até esta sexta-feira (20) em Belém.
A idéia da apresentação é mostrar algumas das espécies descobertas na primeira década do século 21. O estande reúne pesquisas de diversas instituições, como a Universidade Federal do Pará, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e o próprio Museu Goeldi.
Por Arthur Magalhães
Arte : GUIDO DANIELE, ele transforma mãos em animais incríveis!

Guido Daniele é um dos artistas plásticos mais conhecidos do mundo, através da divulgação de trabalhos de ilustração publicitária, em que ele transformou mãos humanas em animais como um elefante, leopardo, cachorro, gato, águia e outros, sem qualquer efeito especial ou truque de câmera.
Em 1972, começou a produzir ilustrações hiper-realistas para anúncios de diferentes empresas e, a partir daí, começou a testar diferentes técnicas de pintura.
Desde 1986, Guido utiliza aerógrafo e pincéis em seus trabalhos de diagramação, ilustração de anúncios impressos e para comerciais e programas de televisão, além de telas à óleo para residências e edifícios públicos.
Por Arthur Magalhães
Literatura: Soneto de Camões

Luis de Camões nasceu em Lisboa no dia 10 de junho de 1580, foi um celebre poeta de Portugal, considerada uma das maiores figuras da literatura em língua portuguesa e um dos grandes poetas do Ocidente.
Luis de Camões incorporou elementos da doutrina clássica, do amor cortês e da religião cristã, concorrendo todos a incentivar um amor espiritual e não carnal. Esta espécie de afeto incorpóreo acabou por ser conhecida por amor platônico.
Amor é um fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói, e não se sente;
é um contentamento descontente,
é dor que desatina sem doer.
É um não querer mais que bem querer;
é um andar solitário entre a gente;
é nunca contentar se de contente;
é um cuidar que ganha em se perder.
É querer estar preso por vontade;
é servir a quem vence, o vencedor;
é ter com quem nos mata, lealdade.
Mas como causar pode seu favor
nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor?
Por Arthur Magalhães
Literatura: O Sábio

Artes: Estilo Gótico

Com relação às esculturas góticas, o realismo prevaleceu. Os escultores buscavam dar um aspecto real e humano às figuras retratadas (anjos, santos e personagens bíblicos).
No tocante à pintura, podemos destacar as iluminuras, os vitrais, painéis e afrescos. Embora a temática religiosa ainda prevalecesse, observa-se, no século XV, algumas características do Renascimento: busca do realismo, expressões emotivas e diversidade de cores.
Esse é um estilo das igrejas e castelos que, na minha opinião, são os mais bonitos e com certeza as mais altas e imponentes. Além do estilo vem toda uma historia da Europa antiga que tornam essas coisas ainda mais interessantes.
Artes + Atualidades: Arte Espacial

A parte mais interessante da mostra são as imagens surpreendentes feitas pelo Hubble, revelando paisagens espetaculares do espaço profundo.
Viagem no espaço - Os curadores montaram a exposição de forma a levar os visitantes a uma viagem por dentro do universo e por caminhos de antigas estrelas e galáxias.
Na entrada, uma apresentação multimídia destaca os serviços finais da missão Hubble, na qual sete astronautas do ônibus espacial Atlantis consertarão e atualizarão o Hubble.
A tripulação levará dois novos instrumentos ao telescópio, juntamente com giroscópios fixos, baterias e cobertores térmicos, que permitirão ao telescópio continuar funcionando até pelo menos 2013.
Maquete - Além das imagens espetaculares feitas pelo Hubble, revelando a s cores e formas de nebulosas estrelas e galáxias distantes, a exposição inclui também um modelo em escala de ¼ do telescópio espacial, exposto em um cenário cheio de estrelas.
O Kennedy Space Center Visitor Complex abre todos os dias do ano (fechado apenas no dia 25 de dezembro), a partir das 9 horas da manhã. O horário de fechamento varia. No valor de entrada estão inclusos o acesso a inúmeras atrações. Entre as outras atrações do complexo está o também novo Shuttle Launch Experience.
A entrada da acesso também ao Kennedy Space Center Tour, aos filmes espaciais em 3D IMAX; ao encontro com astronautas e ao U.S. Astronaut Hall of Fame. Nesse espaço está o ônibus espacial histórico, que faz um passeio virtual, e também guarda a maior coleção do mundo de relíquias pessoais de astronautas. A entrada custa U$ 38 (+ taxas) para adultos e U$ 28 (+ taxas), para crianças de 3 a 11 anos.
Imagens lindas. As fotos são espetaculares. Realmente elas nos fazem ir para longe, chegando até mesmo nos hipnotizar de tal modo a ficarmos paradas por vários momentos vendo a mesma imagem.
Atualidades: Bandas no Rock in Rio

O anúncio oficial aconteceu no último dia 04 de novembro, na capital paulista, durante a divulgação dos patrocinadores do evento, confirmando o quinteto no palco Sunset, o palco dos grandes encontros. “É com muita satisfação que fechamos com chave de ouro as negociações para o Angra e o SEPULTURA figurarem no Rock In Rio 2011. Eles farão parte da noite dedicada ao Heavy Metal e, certamente, são dois dos nomes mais representativos do estilo no país”, declarou a empresária Monika Cavalera.
O Rock In Rio acontecerá no final do mês de setembro e início de outubro em pleno Parque Olímpico Cidade do Rock, na Barra da Tijuca, na zona oeste da capital fluminense. O local de 150 mil metros quadrados receberá investimentos da Prefeitura do Rio de janeiro da ordem de R$ 40 milhões - verba que já leva em conta a modernização do local para os Jogos Olímpicos de 2016.
A banda Angra é formada atualmente por Rafael Bittencourt (guitarra), Kiko Loureiro (guitarra), Edu Falaschi (vocal), Ricardo Confessori (bateria) e Felipe Andreoli (baixo).
Em paralelo, o Angra voltou recentemente de sua turnê pelo oriente, com datas em Taiwan e no Japão, para agora concentrar-se mais uma vez em apresentações no Brasil promovendo o álbum “Aqua”.
E ainda Metallica confirmado como atração principal do festival, tocando no dia 25 de setembro? Só tenho uma coisa a dizer: Pai eu sinto muito... mas eu vou mesmo!!!
Literatura: Harry Potter: e as Reliquias da Morte

Nesta última e sétima parte da série de Harry Potter, J.K. Rowling revela de maneira espetacular as tão ansiosamente esperadas respostas de muitas perguntas. A encantadora e abundantemente criada narrativa que empolga, entrelaça e muda num ritmo de tirar o fôlego, confirma a autora como uma mestra da narração, cujos livros serão lidos vezes e mais vezes.
Harry está esperando na Rua dos Alfeneiros. A Ordem da Fênix está vindo levá-lo embora com segurança sem o conhecimento de Voldemort e seus seguidores – se conseguirem. Mas o que Harry fará depois? Como ele pode cumprir a momentânea e aparentemente impossível tarefa que o Professor Dumbledore deixou?
J.K. (Joanne Kathleen) Rowling escreve ficção desde criança e sempre quis ser uma escritora. Seus pais adoravam ler e a casa deles em Chepstow era cheia de livros. De fato, J.K. Rowling escreveu seu primeiro “livro” quando tinha seis anos – uma história sobre um coelho chamado Coelho!
A idéia de Harry Potter ocorreu a J.K. Rowling num trem de Manchester a Londres, onde ela diz que Harry Potter ‘apenas surgiu em minha mente totalmente formado’, e assim que chegou em King’s Cross, muitos personagens haviam tomado forma. Durante os próximos cinco anos ela definiu as tramas de cada livro e começou a escrever o primeiro da sçrie, Harry Potter e a Pedra Filosofal, que foi publicado pela Bloomsbury em 1997. Os outros títulos são: Harry Potter e a Câmara Secreta, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, Harry Potter e o Cálice de Fogo, Harry Potter e a Ordem da Fênix e Harry Potter e o Enigma do Príncipe. J.K. Rowling também escreveu dois outros títulos, Quadribol Através dos Séculos e Animas Fantásticos e Onde Habitam, para ajudar a Comic Relief.
Fenomenal! Bom, sou suspeito para falar porque adoro esse tipo de livro. Foi muito gostoso de ler ele e até mesmo difícil de parar de ler quando começava. O livro faz a sua imaginação fluir facilmente, consegui ver sena por sena nitidamente como se o filme estivesse sendo rodado na minha frente naquele momento. Sem dúvida as melhores partes foram as de combate, onde valeu muito a pena de ler-las várias vezes. Uma grande obra.
Literatura: A arte da guerra

Desde 1772 existem edições européias (quatro traduções russas, uma alemã, cinco em inglês), apesar de serem consideradas insatisfatórias. A primeira edição ocidental tida como uma tradução fidedigna data de 1927.
A Arte da Guerra foi traduzido ao português por Caio Fernando Abreu e Miriam Paglia (1995).
Apesar da antiguidade da obra, nenhuma obra ou tratado é tão compreensível e tão atual quanto A Arte da Guerra.
Com seu caráter sentencioso, Sun Tzu forja a figura de um general cujas qualidades são o segredo, a dissimulação e a surpresa.
Hoje, A Arte da Guerra parece destinado a secundar outra guerra: a das empresas no mundo dos negócios. Assim, o livro migrou das estantes dos estrategistas para as do economista e do administrador.
Embora as táticas bélicas tenham mudado desde a época de Sun Tzu, esse tratado teria influenciado, segundo a Enciclopédia Britânica, certos estrategistas modernos como Mao Tsé-Tung, em sua luta contra os japoneses e os chineses nacionalistas.
Literatura: A Droga da obediência

Atualidades: Tecnologia no salão do automóvel - Citroen GT

Atualidades: Câmera fotográfica analisa percentual de beleza da foto

Primeiro você aperta um botão para tirar sua fotografia, não poderá vê-la no mesmo instante, pois ela será enviada a um computador que, conectado à internet, analisará a tomada realizada.
O segundo passo será esperar uma resposta. Momentos depois, você receberá na parte traseira de sua câmera um sinal com a percentagem de beleza da foto. O terceiro e último passo será descobrir se, por trás dessa tomada, se esconde ou não um grande fotógrafo.
Literatura: Anjos e Demônios

Literatura: Código da Vinci

Atualidades: São Paulo bate recorde no número de doação de órgãos
Até 10 de novembro, Estado já recebeu 760 doações.
O Estado de São Paulo superou o número de doações de órgãos no ano passado e estabeleceu novo recorde em 2010, segundo dados da Central de Transplantes, ligada à Secretaria estadual de Saúde. Foram 760 doações entre janeiro e 10 de novembro, contra 705 em todo o ano de 2009. Na comparação até 10 de novembro daquele ano, a alta observada em 2010 é de 25%.
Hospitais paulistas realizaram 2.018 transplantes desde o início do ano até a segunda semana de novembro, sendo 1.238 de rim, 569 de fígado, 89 de pâncreas, 69 de coração e 53 de pulmão.
Em 2009, houve 1.708 operações do tipo no estado, 993 de rim, 499 de fígado, 108 de pâncreas, 82 de coração e 26 de pulmão.
O secretário estadual de Saúde, Nilson Ferraz Paschoa, afirma que o dado é animador, pois mostra a solidariedade dos paulistas. "De outro [lado], o sucesso do trabalho realizado nos hospitais para identificar e rapidamente notificar potenciais doadores", afirma Nilson.
Existem coordenadores intra-hospitalares para doação e transplante em 22 hospitais da rede estadual paulista, mantidos pela Secretaria. Os profissionais identificam potenciais doadores e acompanham os exames que viabilizam a extração dos órgãos.
Para o interessado em doar órgãos, é importante deixar essa intenção clara aos familiares, que são os responsáveis por autorizar a retirada do material para transplantes.
Por Yuri Capistrano
Atualidades: Companheiro é suspeito de matar idosa e pôr em geladeira, diz polícia

Homem de 46 anos era 'perturbado', segundo irmão; vizinho chamou a PM.
O principal suspeito de assassinar uma aposentada de 76 anos e colocar o corpo dentro da geladeira do apartamento da idosa, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, é próprio companheiro da vítima, segundo a polícia.
O corpo da idosa foi encontrado nesta quinta-feira (11) e apresentava sinais de estrangulamento. Equipes da Divisão de Homicídios estiveram no local para fazer perícia e investigar o crime.
Policiais do 6º BPM (Tijuca) chegaram ao local e confirmaram a morte da idosa depois de receberem um chamado pelo telefone 190. O vizinho da vítima teria ouvido barulho no apartamento ao lado e desconfiou que a mulher estaria sendo espancada.
Agressivo e 'perturbado'
Segundo um irmão do suspeito, o companheiro da idosa, de 46 anos, apresentava problemas de comportamento por ser usuário de drogas. “Ele era assim, muito perturbado, por causa das drogas. Infelizmente era meu irmão”, disse.
Moradores, que conheciam a idosa e estavam no local, disseram que o suspeito aparentava ser agressivo, devido à dependência de drogas, e que algumas vezes ouviu queixas da vítima. “Uma vez cheguei a ligar para a polícia porque ela disse que ele queria bater nela e pegar seu dinheiro. Ele se passava por cego para se aproveitar dela”, contou uma amiga, que não quis se identificar.
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Arte : Artista chinesa acusa escola de arte de Paris de censura
Uma artista chinesa acusa a Escola Nacional Superior de Belas Artes (Ensba) de Paris de praticar censura ao remover de sua fachada uma obra dela que fazia alusão a um slogan do presidente da França, Nicolas Sarkozy.
As quatro faixas com os dizeres "Trabalhe", "Menos", "Ganhe" e "Mais" faziam referência à frase "Trabalhe mais para ganhar mais" usada pelo partido UMP na campanha presidencial de Sarkozy em 2007.
A oposição socialista frequentemente zomba do slogan, já que o desemprego vem aumentando. Em nota, a Ensba disse que a obra "poderia constituir um ataque à neutralidade do serviço público."
A artista Siu-lan Ko qualificou o fato como "abominável." "Na China, falamos muito sobre censura, mas meu trabalho nunca foi censurado de modo tão brutal na China."
O Ministério da Cultura francês não quis comentar o caso.
Por Anna Luiza
Arte : Guernica de Pablo Picasso
Uma das obras mais significativas de Pablo Picasso (hoje completam 35 anos de sua morte, como o leitor do blog pode verno post abaixo) é o painel intitulado Guernica (ver imagem).
O painel foi produzido em 1937 (quando da Exposição Internacional de Paris), em virtude de um bombardeio aéreo feito pelos alemães durante a guerra civil espanhola, à localidade de Guernica, no país Basco, no dia 26 de abril de 1937.
Existem algumas controvérsias e suspeitas de que esta obra seria uma “farsa” (vocês lerão sobre isso nos comentários abaixo do leitor Paulo Araújo). Qual foi a intenção de Picasso ao pintar Guernica? Seria uma obra anacrônica? Feita por outros motivos, em outro ano, anterior a 1937? Estaria esta tela “encalhada”, e Picasso, solicitado a representar o motivo da violência, em virtude de tal bombardeio, aproveitou para escoar sua produção?
Bem, a mim, tais interrogações não interessam. Acredito ser uma obra belíssima, eloquente, em uma palvra, grandiosa. Os detalhes sobre sua produção, deixo para que os historiadores da arte discutam. No meu cantinho, prefiro me dedicar a admirá-la.
Uma interpretação possível (talvez a mais corrente) deste painel é que ele representa a atrocidade das vidas estilhaças, corpos revirados do avesso e produz um grande assombro também pelas suas dimensões: é um painel imenso, pintado a óleo, que mede 350 por 782 cm.
A obra de Picasso é, também, um grito contra a violência.
* O texto original foi publicado em 25 de outubro de 2007. E, editado em 08 de abril de 2008, em virtude dos 35 anos da morte de Pablo Picasso. O texto foi acrescido do 3º e 4º parágrafo.
Por Anna Luiza
Literatura: Literatura infantil para deficientes visuais

A literatura infantil para deficientes visuais, seja em braille, em tipologias maiores ou os chamados audiolivros, é um mercado que ainda engatinha no Brasil. Mas, mesmo que tímidas, as conquistas devem ser comemoradas. Roberto Gallo, gerente da Imprensa Braille da Dorina Nowill, conta que a fundação tem recebido um boom de pedidos. "A procura está grande. Hoje em dia, o braille está mais presente no cotidiano. Por lei, os restaurantes devem disponibilizar um cardápio para deficientes visuais, por exemplo. Também há audiolivros para o ensino médio e fundamental, além de dicionários", conta.
Para Elizabeth Serra, Secretária Geral da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil), realmente existe uma expansão da literatura para deficientes visuais, mas o Brasil está chegando tardiamente neste setor. "Essa é uma lacuna que ainda precisa ser preenchida. É ótimo termos cada vez mais livros para esse público, mas em um segundo passo, é importante focar na qualidade da literatura que estamos oferecendo para essas crianças", diz.
Como aponta Isabel Sant´anna de Oliveira, da Confraria das Letras em Braille, o alto custo da produção é um dos impedimentos, já que é mais caro produzir esse tipo de livro - que, geralmente, é impresso em braille e tinta (em uma tipologia maior, acessível para aqueles que não são cegos, mas têm "baixa visão").
São poucas as editoras que vendem esse tipo de literatura. E os livros, geralmente, são adaptações de obras já existentes e produzidos com patrocínio. A distribuição, em sua maioria, é gratuita, mas pouco a pouco, há mais interesse de editoras. Uma das que resolveu entrar no mercado é a Paulinas. "Encaramos essa produção como um desafio. Há tempos queríamos entrar neste setor, e só agora foi possível. Mesmo assim, como não temos gráfica em braille, contamos com a Dorina Nowill para a impressão dos livros", explica Maria Alexandre de Oliveira, editora responsável pelo setor infanto-juvenil da Paulinas.
Apesar dos avanços, ainda há falta de leitores. Como explica Maria Glicelia Alves, pedagoga da Fundação Dorina Nowill, as crianças que são deficientes visuais demoram mais para ter acesso ao mundo da escrita. "Mesmo antes de aprender a ler, ela não enxerga placas e outdoors, por exemplo, como as outras crianças. Portanto, o estímulo deve começar em casa. Além de ler em voz alta para os filhos, os pais precisam estimulá-los a utilizar o tato", explica. Hoje em dia, há braille nos elevadores, em caixas de remédios e em cardápios de restaurantes.
Quem reclama da falta de público é Maria Helena Chenque, responsável pela Biblioteca Braille do Centro Cultural São Paulo. O espaço conta com cerca de mil exemplares em braille para crianças, mas são poucas as que freqüentam a biblioteca. "Como elas não vêm sozinhas, é preciso que os pais estejam disponíveis para trazê-las, o que nem sempre acontece", diz.
Por Anna Luiza
Literatura : Um Amor Sem Tempo (2010)



